Na segunda-feira (8) a Sucursal de Imigração de Nagoia (Aichi) informou sobre a morte de uma mulher estrangeira, natural de Sri Lanka, na faixa dos 30 anos, a qual estava detida no presídio local situada em Minato-ku.
Segundo as informações, por volta das 14h05 de sábado (6) o policial que fazia a ronda a encontrou sem sentidos e chamou pela ambulância. O hospital confirmou o óbito uma hora depois, mas ainda não se sabe a causa.
Desde a segunda quinzena de janeiro a estrangeira apresentou sintomas de esofagite. No sábado não teria tomado o café da manhã e nem o almoço devido ao mal-estar.
O representante da entidade Start, um grupo de apoio aos refugiados, disse para a CBC TV que ela não recebeu o tratamento adequado. “Ela pediu a aplicação do soro intravenoso mas foi negado pela Imigração, sem receber tratamento”, apontou.
Veio ao Japão para realizar um sonho
Ele ainda relatou que quando ia visitá-la vinha de cadeira de rodas por estar enfraquecida, pois perdeu 20 quilos desde que foi encarcerada.
Depois de formada pela universidade em seu país, veio ao Japão em 2017 com o propósito de obter a formação de professora de japonês.
Sem conseguir pagar as mensalidades do curso o visto foi cancelado. Estava presa desde agosto do ano passado.
Por outro lado, a Imigração de Nagoia afirma que tomou todas as medidas adequadas, de acordo com as instruções do médico.
Fontes: Chunichi e CBC TV