A retirada do estado de emergência nas províncias de Tóquio, Chiba, Kanagawa e Saitama está prevista para ocorrer em 7 de março. Entretanto, os governadores de Saitama e Chiba estão preocupados com a situação. Em coletiva, o Secretário do Gabinete, Katsunobu Kato, disse que o governo respeitará a decisão de governadores que optem pela extensão do período de emergência.
Durante a reunião do parlamento na terça-feira (2), o primeiro-ministro Suga comenta sobre a possibilidade da extensão. “O número de novos casos diminuiu em cerca de 80% desde a declaração (do estado de emergência). Quero esperar o máximo (para tomar uma decisão). Vou evitar dizer uma nova data no momento atual”, comenta.
“Vou apoiar ao máximo os governo locais para a construção de uma infraestrutura segura. O governo se responsabilizará por todas as despesas”, disse Suga em relação às despesas com a vacinação.
Em coletiva, o diretor do partido Novo Komeito, Natsuo Yamaguchi, declarou: “É necessário (o governo) analisar os dados detalhadamente e ouvir as opiniões de especialistas. Em alguns locais das 4 províncias, o número de casos não está diminuindo. Espero que a decisão final seja baseada em fatos e não em palpites”.
Fonte: NHK