Escovar os dentes poderia reduzir o risco de ficar gravemente doente pelo coronavírus, afirmaram cientistas. Uma equipe internacional de especialistas especulou que o vírus pode se espalhar na corrente sanguínea após infectar as gengivas.
Eles surgiram com a teoria após notar que vários pacientes não tiveram inflamação em suas vias aéreas mesmo com infecção severa em seus pulmões.
Normalmente, a Covid-19 entra através da garganta ou nariz e segue caminho pelo sistema respiratório até os pulmões.
Mas os cientistas disseram que era possível que a infecção pudesse desviar das vias aéreas e ir direto até os pulmões após ganhar entrada pelas gengivas.
Se correto, isso poderia explicar por que vários estudos descobriram que pessoas com gengivite e higiene dentária ruim têm mais risco de doença severa.
Eles disseram que “higiene oral simples”, como escovar os dentes duas vezes ao dia por pelo menos 2 minutos e usar enxaguante bucal poderia cortar o risco de Covid-19 severa.
A hipótese, apoiada por especialistas do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), foi publicada no Jornal de Medicina Oral e Pesquisa Dentária.
O professor da Universidade de Birmingham, Iain Chapple, um dos autores líderes do estudo, admitiu que mais pesquisa era necessária para apoiar a ligação.
Fonte: Mail Online