O prêmio mais cobiçado pelos fabricantes de veículos é o WCA-World Car Awards, o qual tem uma comissão de jurados composta por 93 jornalistas do mundo todo, especializados no assunto.
Na quarta-feira (21), horário Tóquio, e terça-feira no local, os resultados de cada categoria foram anunciados.
O troféu de Carro do Ano 2021 foi para o Volkswagen ID.4, com o maior número de pontos entre os 3 finalistas – Honda e e Toyota Yaris.
O prêmio de Carro de Luxo foi para Mercedes-Benz S-Class, o qual esteve entre os 3 finalistas, competindo com Land Rover Defender e Polestar 2.
Competiram ao prêmio Desempenho o Audi RS Q8, Toyota GR Yaris e Porsche 911 Turbo. Esse último foi o mais votado.
Na categoria Design o Land Rover Defender levou o troféu, vencendo do Honda e do Mazda MX-30.
Honda comemora
Para o prêmio Carro Urbano, 3 japoneses competiram como finalistas. Entre Honda Jazz/Fit, Toyota Yaris e Honda e, o último teve altas pontuações. Fazia 12 anos que um carro da Honda não faturava um prêmio do WCA.
O Honda e tem vários pontos fortes, motivo de ser o eleito. É um veículo elétrico, com design clean e moderno, com olhar para a mobilidade urbana do futuro. Potente, com boa manobrabilidade, com funções avançadas e versáteis, tem um painel de toque bonito e claro, além de contar com sistema de espelhos laterais, usando câmeras.
No Japão seu preço é a partir de 4,51 milhões, dependendo do modelo, pois tem o Honda e Advance, para o qual se desembolsa 4,95 milhões de ienes.
Fontes: divulgação e HP