Corte de produção em maio (banco de imagens)
A Mitsubishi Motors reduzirá a produção em mais 16 mil veículos no mundo em maio, disse a montadora japonesa na sexta-feira (23), após um incêndio na fábrica de chips da Renesas, uma de suas principais fornecedoras, ter prejudicado o abastecimento já apertado de semicondutores automotivos.
Publicidade
A montadora eliminará 11 turnos no próximo mês, principalmente os noturnos, em sua planta de Mizushima no Japão, que produz veículos leves e o esporte utilitário RVR. A companhia também diminuirá a produção do novo Outlander e de outros modelos em sua fábrica de Okazaki.
Na Tailândia, seu principal centro de fabricação no exterior, a produção também será cortada. Nenhum fechamento de dia inteiro está planejado.
A Mitsubishi disse anteriormente que cortaria a produção em 4 mil veículos no Japão durante o mês de março, então em 7,5 mil no Japão e na Tailândia em abril. Ao todo, a montadora deixa de produzir 27,5 mil unidades devido à atual escassez global de chips, a qual a companhia planeja compensar até o fim do ano fiscal.
O incêndio da Renesas, que ocorreu em 19 de março na planta de Naka da companhia, exacerbou a escassez de semicondutores que a indústria de automóveis vem enfrentado há meses.
Fonte: Asia Nikkei