O número de falências na indústria de restaurantes do Japão totalizou 715 no último ano fiscal, o terceiro maior em 20 anos, após pedidos para horários de funcionamento reduzidos a fim de prevenir a propagação do coronavírus, de acordo com uma empresa de pesquisa de crédito.
O resultado grave para o ano que terminou em 31 de março reflete 183 falências no setor de bares e cervejarias, o maior desde 2000, quando dados comparativos se tornaram disponíveis, disse a Teikoku Databank em uma pesquisa recente sobre companhias que faliram com dívidas de ¥10 milhões ($91.000) ou mais.
O total segue um recorde de 784 falências no ano anterior quando a indústria enfrentou dificuldades com escassez de mão de obra e após o aumento do imposto sobre consumo de 8 para 10 por cento, segundo um funcionário responsável pela pesquisa da Teikoku.
“É difícil esperar que os números de falências diminuam acentuadamente” no atual ano fiscal, visto que pedidos para reduzir horários de funcionamento continuam e novos casos estão aumentando novamente em Osaka e em algumas outras províncias, disse o funcionário.
Mesmo assim, o início das vacinações contra coronavírus, medidas de estímulo e a olimpíada de Tóquio programada para este verão devem ajudar a aumentar o sentimento do consumidor e melhorar o ambiente de negócios na indústria, acrescentou.
Fonte: News and Culture