Devido ao rápido aumento no número de pacientes com Covid-19 gravemente enfermos e à crescente carga no sistema médico, o governador de Mie, Eikei Suzuki, decidiu emitir a declaração de alerta de emergência, específica da província.
A taxa de ocupação dos leitos para tratamento dos pacientes infectados pelo novo coronavírus ultrapassou 50%. Além disso, o número de pessoas contagiadas pelo vírus mutante vem aumentando rapidamente, disse o governador.
Embora esta declaração não exija que os restaurantes e bares reduzam o horário comercial, será iniciado um procedimento de verificação ainda este mês, dos locais considerados de alto risco de propagação da infecção.
Em Mie o total de pessoas infectadas é de 3.216, incluindo os 20 testados positivo na terça-feira (20).
Essa declaração está valendo desde terça-feira e segue até 5 de maio, quando finda o feriado prolongado chamado de Golden Week.
Para a população Suzuki pediu que se abstenha de se deslocar para outras províncias, inclusive no feriado, a menos que seja necessário para manter seu sustento. Pediu também que as saídas para comer e beber fora de casa sejam em grupos pequenos.
Fontes: Mie TV e Tokai TV