A dificuldade em viagens internacionais é a maior em décadas e disparidades em acesso a vacinação entre países poderiam tornar a situação ainda pior, segundo um novo relatório.
O Henley Passport Index, que monitora regularmente os passaportes mais amigáveis do mundo desde 2006, divulgou seus mais recentes rankings e análise.
Como o índice não está levando em conta restrições temporárias, o Japão está novamente no topo da lista, com seu passaporte oferecendo acesso sem visto, ou recebendo um na chegada, a 193 destinos em todo o mundo.
“Com restrições de viagem extensas ainda em curso globalmente, qualquer nível de liberdade de viagem internacional continua teórico”, diz a Henley & Partners, a empresa de consultoria de cidadania por trás do índice, sediada no Reino Unido, em uma declaração.
Portadores de passaporte japonês não precisam de visto, ou recebem um na chegada, a 167 destinos a mais do que o Afeganistão, que está em último no ranking, visto que seus cidadãos podem visitar apenas 26 nações sem precisar tirar visto com antecedência. Essa é a maior diferença entre países desde o início do índice, diz a Henley & Partners.
O passaporte de Singapura continua em segundo lugar, com seus portadores podendo visitar 192 países sem visto. Os da Coreia do Sul e a Alemanha ficam em terceiro, com acesso livre a 191 nações.
Como sempre, a maioria dos restantes nos 10 primeiros lugares foram países da União Europeia.
O Brasil ficou em 17º lugar, com seus portadores podendo visitar 171 países sem visto.
Os melhores passaportes para 2021 são:
- Japão (193 destinos)
- Singapura (192)
- Alemanha, Coreia do Sul (191)
- Finlândia, Itália, Luxemburgo, Espanha (190)
- Áustria, Dinamarca (189)
- França, Irlanda, Holanda, Portugal, Suécia (188)
- Bélgica, Nova Zelândia, Suíça, Reino Unido, EUA (187)
- República Tcheca Grécia, Malta, Noruega (186)
- Austrália, Canadá (185)
- Hungria, Lituânia, Polônia, Eslováquia (183)
Abaixo os piores passaportes do mundo, sendo que seus portadores têm acesso livre a menos de 40 nações:
- Coreia do Norte (39 destinos)
- Nepal (38)
- Territórios palestinos (37)
- Somália (34)
- Iémen (33)
- Paquistão (32)
- Síria (29)
- Iraque (28)
- Afeganistão (26)
A lista da Henley & Partners é um dos vários índices criados por empresas financeiras para classificar passaportes de acordo com o acesso que eles oferecem aos seus cidadãos.
O Henley Passport Index é baseado em dados fornecidos pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) e cobre 199 passaportes e 227 destinos de viagem. Ele é atualizado em tempo real ao longo do ano, assim como quando mudanças de políticas de visto entram em vigor.
Fonte: CNN, Henley & Partners