Uma nova vacina contra Covid-19 que está entrando em ensaios clínicos no Brasil, México, Tailândia e Vietnã poderia mudar a maneira como o mundo combate a pandemia.
A vacina, chamada de NDV-HXP-S, é a primeira em ensaios clínicos a usar um novo design molecular o qual espera-se amplamente que crie anticorpos mais potentes do que as atuais gerações de vacinas. E a nova preparação biológica poderia ser bem mais fácil de produzir.
Vacinas existentes de companhias como a Pfizer e a Johnson & Johnson devem ser produzidas em fábricas especializadas usando ingredientes de difícil aquisição.
Em contraste, a nova vacina pode ser produzida em massa em ovos de galinha – os mesmos ovos que produzem milhões de vacinas contra influenza todos os anos em fábricas de todo o mundo.
Se a NDV-HXP-S provar ser segura e eficaz, fabricantes de vacinas contra influenza poderiam produzir potencialmente bem mais de 1 bilhão de doses dela em um ano.
Países de baixa e média renda que atualmente têm dificuldades para obter vacinas de nações mais ricas poderão produzir a NDV-HXP-S para eles mesmos ou adquiri-las a baixo custo de nações vizinhas.
“É surpreendente – seria um divisor de águas”, disse Andrea Taylor, diretora-assistente no Centro Duke de Inovação de Saúde Global.
Primeiro, entretanto, ensaios clínicos devem definir que a NDV-HXP-S realmente funciona em pessoas. A primeira fase de ensaios clínico será concluída em julho e a fase final levará mais vários meses. Contudo, experimentos com animais vacinados aumentaram esperanças para a vacina.
Fonte: Straits Times