A partir de domingo (9) as províncias de Gifu e Mie estão sob as Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação do novo coronavírus. No entanto, o dia foi marcado pelo pior número de novos casos, incluindo Aichi, com total de 632 pessoas testadas positivo na região Tokai.
Antes de entrar no período de estado de emergência, em 12 deste mês, Aichi teve o pior registro desta epidemia no sábado (8), com 575 pessoas com confirmação da infecção.
No dia seguinte, o pior de todos os domingos, com 473. A cidade com maior número é Nagoia, com 172 novos casos, seguida de Toyohashi com 24 e 23 em Ichinomiya.
Pelo terceiro dia consecutivo, Gifu teve mais de 100 novos casos, confirmando 104 no domingo. E em Mie foram 55 testados positivo.
No domingo foram instaladas placas e cercados em alguns pontos do leito do Rio Nagara (Nagaragawa), em Gifu, para evitar que as pessoas se aglomerem para fazer churrasco.
Desde domingo, 16 cidades de Gifu e 12 de Mie estão sob as medidas prioritárias.
No domingo, os 3 governadores se reuniram em videoconferência para clamar à população evitar deslocamento para fora das províncias e também de não ir à karaokê, um dos locais que mais causam infecção.
Fontes: Tokai TV, Nagoya TV, NHK e JNN