A partir de quarta-feira (12) as províncias de Aichi e Fukuoka ficam sob estado de emergência, ao lado das 4 – Tóquio, Osaka, Hyogo e Quioto – desde 25 do mês anterior.
Entre outras medidas mais rigorosas, os estabelecimentos como bares e restaurantes não poderão servir bebidas alcoólicas durante os 20 dias, até 31 deste mês. Além disso, o expediente foi reduzido, devendo ser encerrado às 20h.
Aichi registrou o pior número de pessoas testadas positivo na terça-feira (11), de 577, elevando a soma cumulativa para 37.712 pessoas infectadas. Fukuoka está com soma de 27.557 com os 403 novos casos do dia anterior.
Em meio à epidemia com infecção explosiva em Aichi, especialmente na cidade de Nagoia, a reportagem da CBC TV flagrou vários grupos bebendo ao ar livre, contrariando o pedido do governo.
A maioria dessas pessoas é da faixa adulta jovem. “Ainda não consegui compreender como a infecção está se espalhando. Ouvi para parar de beber ao ar livre, mas ainda me sinto tranquilo em relação a isso (infecção)”, disse um deles, na faixa dos 20.
Beer garden sem chope e cerveja
O tão esperado beer garden não poderá servir as bebidas. Tampouco os karaokês, bares, clubes, restaurantes e izakaya.
O tradicional Koyoen – Sapporo Beer Hall & Garden – situado em Chikusa-ku em Nagoia, abriu o terraço em 23 do mês passado. Mas, já mudou os planos. Nesse período sem as bebidas alcoólicas, mudou o menu para yakiniku para comer à vontade, de forma a atrair as famílias.
Teve que descartar as cervejas e chopes que estavam na geladeira. Além desse prejuízo, por causa da situação atual, a queda de clientes é acentuada, na ordem de 70%.
Os estabelecimentos serão obrigados a usar a criatividade para fornecer drinks e coquetéis sem álcool, como já vem sendo feito nas 4 províncias. E as pessoas que saírem para jantar fora terão que deixar para beber a cerveja ou a bebida alcoólica preferida em casa, nesse período de estado de emergência.
Fontes: CBC TV, Tokai TV, News Digest e Gov.