No dia 1 deste mês, Tóquio registrou 1.050 casos de coronavírus. As ruas de Shibuya e outros bairros comerciais estão vazias ou pouco movimentadas, algo muito atípico para a época.
Entretanto, as vias expressas ficaram congestionadas e aeroportos cheios. Na Tomei, desde as 8h da manhã, havia trânsito de 16km. Diversos carros com placas de Setagaya, Nerima e outros bairros da capital japonesa encheram as pistas de saída de Tóquio.
Na via expressa de Chuo, a mesma situação. Carros e mais carros saindo de Tóquio ocupavam as pistas, gerando congestionamento de 18km. As áreas de serviço estavam tão movimentadas que havia filas de carros e pessoas em todos os locais.
Nos aeroportos, a situação é a mesma. Segundo a ANA, o número de reservas no Golden Week é aproximadamente 7,5 vezes maior do que no ano passado. O número de cancelamentos também é baixo, com apenas 7%.
Entretanto, as linhas de Shinkansen tiveram ocupação máxima de 60%, e o movimento é baixo comparado com anos comuns. Contudo, a JR explica que a reserva de assentos para o Golden Week é 2,5 vezes maior do que no ano passado, no primeiro alerta de emergência.
Diversos pontos turísticos em todo o país foram bastante visitadas por turistas neste fim de semana.
Fonte: ANN