Exportações do Japão têm maior ganho mensal desde 2010

Mesmo com aumento da Covid-19, o Japão se recuperou devido à demanda sólida do exterior que impulsionou produção e exportações.

Terminal de contêineres no Porto de Osaka (banco de imagens)

As exportações do Japão provavelmente cresceram mais de 30% ano a ano em abril, o maior aumento em mais de uma década, mostrou uma pesquisa da agência Reuters na sexta-feira (14), mas o efeito de base foi um principal fator após o declínio agudo do ano passado devido ao impacto da pandemia de coronavírus.

Publicidade

A terceira maior economia do mundo se recuperou em grande parte devido à demanda sólida do exterior que impulsionou produção e exportações, mesmo com aumento das infecções por coronavírus afetando o consumo.

Os dados importantes na próxima semana incluem pedidos de maquinários e preços do consumidor e de atacado, assim como números de primeiro semestre de produto interno bruto que serão divulgados na terça-feira (18).

As exportações provavelmente aumentaram 30,9% em abril em comparação ao ano anterior, que marcaria o aumento mensal mais acentuado desde maio de 2010, mostrou uma pesquisa de 18 economistas.

“A tensão no fornecimento e demanda de semicondutores parece ter um impacto mínimo sobre as exportações até agora”, disse Takeshi Minami, economista chefe no Instituto de Pesquisa Norinchukin.

Uma queda no comércio global em abril do ano passado devido a interrupções na rede de fornecimento em decorrência de lockdowns no mundo foi um golpe para a economia do Japão que é dependente do comércio.

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão reserva 512 bilhões de ienes para comprar mais vacinas

Publicado em 14 de maio de 2021, em Sociedade

O gasto será dirigido para garantir 250 milhões de doses no total da Pfizer, Moderna e Novavax.

Mais de 500 bilhões de ienes dos fundos de reserva do Japão para comprar vacinas adicionais (ilustrativa/banco de imagens)

O Gabinete do Japão decidiu na sexta-feira (14) separar ¥512 bilhões ($4,7 bilhões) dos fundos de reserva do ano fiscal de 2021 para comprar mais vacinas contra Covid-19, visto que as infecções continuam aumentando no país.

Publicidade

O gasto será dirigido para garantir 250 milhões de doses no total da Pfizer, Moderna e Novavax, em meio à intensa competição global por vacinas.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga disse na semana passada que o governo estava em negociações com a Moderna e Novavax para 200 milhões de doses da vacina a ser administrada no ano que vem.

Do total, a Pfizer deve fornecer 50 milhões de doses de julho a setembro.

Dependendo de importações para seus fornecimentos de vacinas contra Covid-19, o Japão começou a inocular idosos de 65 anos ou mais, um grupo que conta por cerca de 30% da população de 126 milhões, em meado de abril, após iniciar sua campanha com profissionais da saúde em fevereiro.

Após o sinal verde da reguladora para uso da vacina da Pfizer em fevereiro, o Ministério da Saúde está planejando iniciar procedimentos formais para aprovar os imunizantes desenvolvidos pela Moderna e AstraZeneca tornando-os o segundo e terceiro disponíveis no Japão.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão