Vinte e uma pessoas que participavam de uma ultramaratona na montanha morreram no noroeste da China após granizo, chuva congelante e ventania terem atingido a corrida em alta altitude, divulgou a mídia estatal no domingo (23).
Após uma operação de resgate noturna em temperaturas congelantes envolvendo mais de 700 membros, socorristas conseguiram confirmar que 151 pessoas estavam seguras, de um total de 172 participantes.
Vinte e um morreram, de acordo com a Xinhua News, dizendo que os corredores sofreram desconforto físico e queda repentina na temperatura.
Os participantes estavam correndo em um caminho na montanha extremamente estreito a uma altitude de 2 mil a 3 mil metros. A corrida de 100Km foi realizada no sábado (22) no local turístico Yellow River Stone Forest, na cidade de Baiyin, na província de Gansu.
Os corredores não eram novatos. Um dos que morreram era a atleta bem conhecida, Liang Jing, que havia conquistado uma corrida de 100Km em Ningbo, divulgou o Paper, jornal estatal em Xangai.
A corrida também seguiu um curso relativamente estabelecido, tendo sido realizada 4 vezes, de acordo com relato postado online por um participante que desistiu e conseguiu se salvar.
Mas o clima os pegou desprevenidos, e na manhã a corrida no sábado, ele já sentiu que as coisas não estavam normais. Os corredores não vestiam roupas para condições de inverno, com muitos usando camisetas de manga curta.
Alguns corredores mais à frente no curso haviam saído da trilha e caído em fendas na montanha, de acordo com um repórter para da CCTV. Não ficou claro quantos deles sobreviveram.
Fonte: Mainichi