Em breve, Hong Kong poderá jogar fora milhões de doses de vacina contra Covid-19 porque o prazo de validade delas está se aproximando e um número não suficiente de pessoas se registrou para receber o imunizante, alertou um funcionário do governo na terça-feira (25).
Hong Kong é um dos poucos lugares no mundo favorecidos para ter garantido mais do que doses suficientes para inocular sua população inteira de 7,5 milhões de pessoas.
Mas pouca confiança no governo – combinada com desinformação online e falta de urgência na cidade relativamente livre do vírus – levou à hesitação enraizada sobre a vacina e um péssimo programa de inoculação.
Na terça-feira, um membro da força-tarefa do governo alertou que os residente de Hong Kong “têm apenas uma janela de 3 meses” antes do primeiro lote de vacinas da Pfizer-BioNTech vencer.
“Todas as vacinas têm data de validade”, disse Thomas Tsang, ex-controlador do Centro para Proteção de Saúde, à rádio RTHK.
Tsang disse que “não era certo” que Hong Kong estivesse sentando sobre uma pilha de doses não usadas enquanto o resto do mundo “está com dificuldades para obter vacinas”.
E ele alertou que é improvável que novas doses sejam entregues.
Até agora, somente 19% da população recebeu uma dose de vacina enquanto 14% tomaram duas.
Hong Kong comprou 7,5 milhões de doses de cada uma das empresas Pfizer-BioNTech e da Sinovac.
A hesitação em tomar vacina em Hong Kong ocorre enquanto muitos países vizinhos estão correndo para garantir doses suficientes.
Nas últimas semanas, alguns políticos em Hong Kong sugeriram que a cidade poderia considerar enviar vacinas não usadas para o exterior se a aceitação não melhorar.
Fonte: Channel News Asia