O Hospital Municipal de Ikoma, cidade homônima (Nara), informou na quarta-feira (12), que ocorreu um erro durante a inoculação em 28 de abril.
Segundo os representantes do hospital, estava sendo realizada a vacinação de 54 pessoas, sendo 39 idosos e 15 funcionários do hospital, quando uma delas recebeu injeção de soro fisiológico e não a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.
Embora não tenha nenhum perigo para a saúde dessa pessoa ainda não identificada, está sendo providenciada uma ação para descobrir quem foi.
Segundo a informação, a vacina da Pfizer deve ser diluída no soro fisiológico para ser aplicada.
A enfermeira que fazia esse trabalho, introduziu acidentalmente o soro fisiológico em um recipiente vazio após o uso e passou para 6 seringas. Logo percebeu o erro e pensou que tinha removido o soro de todas as seringas, mas mais tarde soube que uma escapou.
Ao término da inoculação programada, havia uma seringa sobrando, por isso foi constatado o erro. Não se sabe qual das 54 pessoas foi a vítima, por isso, todas passarão pelo teste dos anticorpos quando da aplicação da segunda dose.
Fontes: Mainichi e Yomiuri