Na terça-feira (1.º) o Secretário-chefe de Gabinete, Katsunobu Kato, informou que pretende começar a inoculação nas universidades e empresas, já a partir de 21 deste mês.
“Para reduzir a carga dos municípios em relação à vacinação contra o novo coronavírus, e com o fim de acelerá-la, considero usar as instalações ocupacionais”, disse Kato.
Explicou que pensa em usar a vacina da Moderna sem prejudicar a inoculação dos idosos, realizada pelas prefeituras. Está convocando as empresas e universidades para que se disponibilizem.
Disse ainda que o governo possui grande quantidade de doses dessa indústria, portanto, imagina que os familiares dos funcionários também possam ser inoculados.
Estilo Toyota de vacinação: 1 a cada 40 segundos
O modelo de eficiência e eficácia da montadora Toyota está sendo utilizado para a inoculação em larga escala na cidade homônima, em Aichi. Começou no domingo (30), no Toyota Stadium, com espaço amplo e bem ventilado; como também na planta Tsutsumi da montadora.
O alvo são os idosos com idade acima de 75 anos. Segundo um funcionário da empresa, foi feita uma estimativa com antecedência, a qual foi incorporada no layout do local, a fim de obter um ritmo calculado para aplicar uma dose a cada 40 segundos.
Utilizando o Sistema Toyota de Produção, foram instaladas placas indicativas no local, de forma a criar um fluxo eficiente das pessoas.
Assim, a inoculação do público de 900 pessoas vem ocorrendo de forma eficaz. Contou com os funcionários da empresa, incluindo os dos ambulatórios, como médicos e enfermeiros para a aplicação das doses da vacina contra o novo coronavírus.
Fontes: NHK e Nagoya TV