O primeiro caso do mundo de um humano infectado pela gripe aviária H10N3 foi detectado na China, mas as autoridades da saúde do país disseram na terça-feira (1º) que a propagação desenfreada é “extremamente” improvável, divulgou o jornal Global Times.
Um homem de 41 anos de uma cidade da província de Jiangsu apresentou sintomas como febre e deu entrada em um hospital para tratamento no fim de abril, disse o tabloide afiliado ao Partido Comunista, citando a Comissão Nacional de Saúde da China.
A comissão teria dito que “nenhum caso de H10N3 havia sido reportado no mundo, e o vírus H10N3 entre aves é de baixa patogenicidade”.
“Esse caso é uma transmissão ocasional de espécies, de ave para humano, e o risco de propagação de larga escala é extremamente baixo”, disse, enquanto está instruindo a cidade a realizar medidas a fim de impedir um surto do vírus, de acordo com o Global Times.
O jornal divulgou que não se sabe como o homem se infectou, mas o vírus pode ter sido transmitido através de gotículas de vias respiratórias de aves ou contato direto com animais doentes.
Em fevereiro, a Rússia disse que um caso de infecção humana com o vírus H5N8 de gripe aviária foi confirmado pela primeira vez no mundo e estava se espalhando pelo globo.
Fonte: News and Culture