Parecidas com as ruínas misteriosas que servem de pano de fundo para o animê Castelo no Céu, do Studio Ghibli, as pessoas têm ido a esse local em Nagahama (Shiga), para gravar vídeos e tirar fotos.
O local fica nas montanhas, a nordeste do Lago Biwa (Biwako). Tem ruínas da Mina Tsuchikura, de onde eram extraídos montes de cobre. Ainda restam túneis e estrutura dos prédios de concreto, cheios de animais-musgo, contrastando com a rica vegetação.
Os cosplayers vão para lá nos finais de semana a fim de fazer belas produções nesse cenário. Mas, as autoridades alertam que oferecem perigo, pela deterioração, por isso, pedem que não entrem e tirem fotos do lado de fora.
Época áurea dos mineiros
Nesse local a mina teve seu período áureo em 1960, com cerca de mil pessoas de 180 famílias no local, morando em um vilarejo nas proximidades.
O governo da província de Shiga estabeleceu uma meta de designá-la como a primeira área de conservação do meio ambiente natural em três anos. Foram encontradas 162 castanheiras-da-Índia gigantescas, com troncos que chegam a ter 3 metros de circunferência.
A cidade de Nagahama está implementando tours para visitar as ruínas e apreciar as castanheiras. Pode estar próximo o dia em que não apenas os jovens cosplayers, mas também aqueles que estão interessados em passeios ecológicos colocarão o local no centro das atenções.
Para ir até lá, toque aqui para abrir o mapa.
Fontes: NHK e Sankei