O chefe do Comitê Olímpico Internacional – COI não está ganhando uma medalha de ouro em diplomacia.
Thomas Bach se referiu aos japoneses como “chineses”, enquanto fazia seus primeiros comentários públicos em Tóquio antes dos Jogos de Verão na manhã de terça-feira (13).
Bach confundiu seus anfitriões – e rapidamente se corrigiu – em conversas na sede do comitê organizador das Olimpíadas de Tóquio.
“Nossa meta comum é a realização de jogos seguros para todos, para atletas, para todas as delegações, e sobretudo para a população chinesa – japonesa”, disse Bach.
O erro não foi incluído nas interpretações de inglês para japonês, mas foi rapidamente reportado pela mídia japonesa.
Reações negativas por causa da gafe foram rápidas na mídia social do Japão. A controvérsia ocorre quando organizadores têm sido criticados por avançar com os jogos, mesmo pesquisas mostrando que a maioria dos japoneses acha que o evento deveria ser adiado novamente ou cancelado devido ao aumento de casos de Covid-19.
Organizadores proibiram todos os espectadores de eventos em Tóquio, após um estado de emergência ter sido declarado devido ao aumento de infecções pelo vírus na capital.
Bach chegou ao Japão na semana passada, passando seus três primeiros dias em isolamento.
Ele tem mobilidade limitada durante seus primeiros 14 dias em Tóquio sob protocolos de quarentena e distanciamento social que se aplicam à grande maioria dos convidados olímpicos.
A Tokyo 2020 deve começar em 23 de julho.
Fonte: New York Post