A Daiichi Sankyo, uma das farmacêuticas japonesas que está fabricando a vacina por conta própria, anunciou que fará ainda neste ano os testes clínicos com milhares de pacientes da “vacina mRNA”.
Segundo o diretor do setor de biologia da empresa, Masayuki Yabuta, a empresa fará o pedido formal da aprovação da vacina do governo após observar os dados coletados desses testes. Segundo o diretor, visto que algumas vacinas já foram aprovadas em diversos países, um teste com placebos não é eticamente recomendável.
Desta vez, os pesquisadores compararão a quantidade de anticorpos dos pacientes que tomaram a “vacina mRNA” com os que receberam as vacinas em circulação para testar a eficiência.
Yabuta explica que a Daiichi Sankyo está acelerando os preparativos para a produção em massa na fábrica em Saitama em antemão à aprovação do governo.
“Estamos dando nosso melhor para começar oficialmente a vacinação em 2022. A mRNA pode ser produzida muito rapidamente, então queremos também promover o uso para produção para tratamento genético e de câncer”, comenta o diretor Yabuta.
Atualmente, as farmacêuticas Shionogi e KM Biologics, e a start-up ANGES são as únicas empresas que começaram os testes clínicos, excluindo a Daiichi Sankyo.
Fonte: NHK