Autoridades nas Filipinas começaram a evacuar milhares de pessoas na quinta-feira (1º) após elevarem o alerta de um vulcão adormecido que lançou uma coluna de gases e fumaça a uma altura de 1Km.
O alerta para o vulcão Taal, a cerca de 70Km ao sul de Manila, foi elevado do nível 2 para o 3 em uma escala que vai até 5, o qual a agência de sismologia e vulcanologia diz significar que uma “intrusão magmática” na cratera principal “poderia conduzir a erupções subsequentes”.
O Taal é um dos menores vulcões ativos do mundo. Apesar de ter apenas 311 metros de altura, ele pode ser fatal, e uma erupção em 1911 causou a morte de 1,3 mil pessoas.
Em janeiro de 2020, o Taal lançou uma coluna de cinzas e fumaça a uma altura de 15Km, o que forçou mais de 10 mil pessoas a abandonarem suas casas, cancelamentos disseminados de voos e queda pesada de cinzas em Manila.
A erupção do vulcão Taal representa um dilema mortal para as pessoas que moram a sua sombra.
A água na cratera do Taal ferveu antes e depois de sua erupção, mostrou um vídeo postado na página do Facebook da agência de sismologia.
O magma teve contato com a água da cratera, que então virou gás e vapor, conhecida como erupção freatomagmática.
As cidades de Angocillo e Laurel, situadas perto do lago que rodeia o vulcão Taal, estavam sob perigo de erupção e tsunami vulcânica, disse a agência de sismologia.
O departamento de desastre nacional alertou sobre terremotos relacionados a erupções.
Fonte: CNN