A Johnson & Johnson (J&J) vem emitindo um recall voluntário para cinco protetores solares das linhas Neutrogena e Aveeno nos EUA após ela ter dito que descobriu baixos níveis de benzeno nos produtos.
A companhia está alertando os clientes contra usar os protetores solares em spray Beach Defense, Neutrogena Cool Dry Sport, Neutrogena Invisible Day, Neutrogena Ultra Sheer e Aveeno Protect + Refresh.
A J&J disse que as pessoas as quais compraram os produtos devem descartá-los, acrescentando que o benzeno é um cancerígeno que “poderia potencialmente causar câncer dependendo do nível e extensão da exposição”.
A companhia disse que o benzeno não é um ingrediente em seus produtos e está investigando o que causou sua presença. Ela cita que o nível de benzeno presente em seus testes “não deve causar consequências adversas à saúde” em exposição diária – e está recolhendo os produtos “por precaução”.
“Estamos trabalhando para remover esses produtos do mercado e reembolsaremos os consumidores”, disse a companhia.
O benzeno, um componente de gasolina e um solvente frequentemente usado para borracha e ceras, é altamente inflamável e amplamente usado no mundo. Exposição a longo termo e repetida à substância a níveis suficientemente altos pode causar leucemia ou outros tipos de câncer, de acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças.
Os efeitos do cancerígeno variam dependendo se ele é inalado, ingerido ou é aplicado sobre a pele. Os sintomas variam de tontura à batida irregular do coração, mas os níveis mais altos de exposição também podem levar à morte.
Fonte: CNN, Washington Post