Milhares de pessoas foram vítimas de um golpe elaborado de forma abrangente que vendia vacinas falsas contra coronavírus na Índia, com médicos e outros profissionais da saúde entre os presos pelo envolvimento, disseram autoridades.
Pelo menos 12 campanhas de vacinação falsas foram realizadas perto do centro financeiro de Mumbai, no estado de Maharashtra, disse Vishal Thakur, oficial sênior do departamento de polícia da cidade.
“Eles estavam usando água salina e a injetando”, disse Thakur.
Cerca de 2,5 mil pessoas receberam doses falsas, disse ele. Os organizadores cobraram as doses das pessoas, embolsando um total de $28 mil.
“Prendemos médicos”, acrescentou. “Eles estavam usando um hospital que estava produzindo os certificados falsos, frascos e seringas”.
A Índia foi arrasada por uma segunda onda de coronavírus entre abril e o início de junho, que infectou milhões e matou dezenas de milhares a nível nacional.
Após atingir o pico em maio, casos diários diminuíram lentamente, abrandando a pressão sobre sistemas médicos já sobrecarregados, e permitindo que autoridades intensificassem seu programa de vacinação durante a recuperação do país.
Fonte: CNN