A Seven-Eleven Japan disse que iniciará programas destinados a oferecer suporte para a vida privada e trabalho de funcionários estrangeiros em suas lojas de conveniência.
Isso faz parte de esforços para mantê-los em meio a uma escassez de mão de obra devido ao envelhecimento populacional do país.
A operadora das lojas de conveniência, que emprega 37 mil estrangeiros, planeja estabilizar uma base de dados que vai compilar informação sobre eles, incluindo nacionalidade, educação e histórico de trabalho, para melhorar a credibilidade dos trabalhadores quando solicitarem cartões de crédito, alugarem imóveis e outros serviços, disse a companhia.
Os programas para funcionários estrangeiros, principalmente estudantes, visam encorajá-los a se estabelecerem no Japão e trabalharem a longo termo, acrescentou.
Os trabalhadores estrangeiros contam por cerca de 9,5% do total dos funcionários da Seven-Eleven e se tornaram fundamentais para operar as lojas, disse a companhia.
Os programas serão liderados pela Seven Global Linkage, uma organização estabelecida no ano passado para alcançar uma sociedade onde japoneses e estrangeiros vivem harmoniosamente.
A matriz da Seven-Eleven, a Seven & I Holdings, a Seven Bank e outras 5 empresas se juntaram à iniciativa, incluindo uma empresa que fornece serviço de solicitação de visto e fiador para aluguel de casa voltado a estrangeiros.
A organização também implementará cursos de treinamento para trabalhadores estrangeiros aprenderem habilidades, incluindo aqueles exigidos nos setores de distribuição e tecnologia da informação.
Fonte: Mainichi