Imagem: ANN
A Tepco anunciou que pretende jogar cerca de 1,27 milhão de toneladas de “água radioativa” da Central Nuclear de Fukushima I no mar a cerca de 1km da central. A empresa explica que a água contaminada teve a maioria dos compostos radioativos retirados, com exceção do trítio , e está sendo armazenada dentro de tanques na planta nuclear.
Publicidade
O governo e a Tepco haviam decidido que o descarte aconteceria na primavera de 2023 em declaração feita em abril deste ano, mas as autoridades estavam analisando como o descarte seria feito.
A Tepco explica que cavarão um túnel no fundo do mar e passarão um cano para espalhar melhor o material radioativo. Segundo a empresa, o local para a escavação do túnel não é uma área usada para pesca e foi escolhido para evitar a queda da popularidade dos peixes da região.
Caso o túnel seja construído, a água contaminada será diluída em água do mar, e será expelida apenas quando o nível de trítio ficar bem abaixo dos níveis mínimos para água potável estipulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em setembro deste ano, a Tepco fará uma análise do fundo do mar e entregará um projeto detalhado ao Comitê de Controle Nuclear.
Entretanto, os pescadores locais criticam veemente a decisão.
Fonte: ANN