Na quarta-feira (11) soube-se que o Comitê Organizador das Olimpíadas 2020 irá substituir a medalha de ouro mordida pelo prefeito de Nagoia, Takashi Kawamura.
Ele a mordeu quando a atleta Miu Goto, da Seleção Japonesa de Softball lhe fez uma visita de cortesia, em 4 deste mês. Essa ação foi criticada severamente pela Toyota Motor, pois a medalhista de ouro é da equipe da montadora. Além disso, foi também criticado pelo público em geral de todo o país.
Segundo fontes da NNN, a atleta olímpica natural de Nagoia (Aichi) pretendia recusar a troca por uma nova medalha, afirmando que foi conquistada em equipe e a recebeu em cerimônia. No entanto, parece que acabou aceitando a ideia.
O Ministro da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, Koichi Hagiuda, disse que o ato do prefeito “não foi bom sob o ponto de vista educacional. Afinal, colocou na boca algo importante de outra pessoa”.
Além disso, o custo da troca da medalha está sendo ajustado no sentido de ser faturado contra o prefeito Kawamura. A NNN não informou o custo da medalha de ouro.
Fontes: NNN, Nagoya TV e NHK