Rara baleia é encontrada encalhada em Okinawa

Uma baleia, raramente relatada no mundo, foi encontrada na costa central da província de Okinawa.

Baleia toda ferida na costa de Chatan (Okinawa Times)

Por volta das 6h45 de sexta-feira (6), a polícia recebeu um telefonema sobre uma baleia encalhada em Miyagi, na costa da cidade de Chatan (Okinawa).

Publicidade

Ela estava sobre o quebra-mar do local, famoso pelos surfistas e para mergulho, mas, quando foi socorrida, já estava morta. Tinha cerca de 5 metros e de 600 a 700kg de peso. 

Segundo a pesquisadora Nozomi Kobayashi, da Fundação Okinawa Churashima, pode ser da espécie baleia-bicuda-indopacífica, pelas características corporais. É uma não vista nos aquários e, segundo os relatos mundiais, menos de 20 foram encontradas encalhadas. No Japão foi o quinto caso. Foi levada para conservação e pesquisa.

A rara baleia tinha várias lesões no corpo e, segundo a pesquisadora, pode ter morrido dias antes, sendo trazida para a superfície.

Outra hipótese levantada pelos pescadores locais é de que ela tenha se perdido nas águas rasas por causa do tufão e, em seguida, por causa da maré baixa, não tenha conseguido voltar ao mar.

Fontes: Okinawa Times, ANN e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Gifu: fechamento dos locais para churrasco nos leitos dos rios

Publicado em 7 de agosto de 2021, em Sociedade

Falou sobre a política de zero de tratamento em casa, pediu colaboração aos cidadãos, incluindo não viajar para outras províncias.

Governador de Gifu em coletiva de imprensa na sexta-feira (Gifu Channel)

Com o repentino aumento de novos casos de infecção pelo coronavírus nos últimos 4 dias, até sexta-feira (6), ficando na faixa dos 40 a 50 testados positivo, o governador Hajime Furuta, tomou medidas preventivas e renovou os pedidos à população.

Publicidade

Explicou que “garantiremos mais leitos e hotel para tratamento,  em preparação ao aumento do número de infectados, e manteremos a política de ‘zero pessoas obrigadas a se cuidar em casa’, pela relação de confiança com os cidadãos da província”.

Por outro lado, se ocorrer uma infecção explosiva como na região metropolitana de Tóquio, “estamos nos preparando para montar uma equipe de apoio à alimentação e às necessidades diárias”, disse, caso seja necessária a internação doméstica.

Sem churrasco na beira do rio

O governador pediu à população que se abstenha de ultrapassar as fronteiras da província durante o feriado de Obon, seja para passeio ou retorno à cidade natal. O motivo é que metade dos novos casos são de pessoas que vêm de fora da província.   

Para evitar a propagação da infecção durante o churrasco, as 78 áreas públicas nos leitos dos rios estão fechadas. Foram instaladas barreiras em 160 pontos, os quais dão acesso aos leitos.  

Fontes: Gifu Channel, Nagoya TV e Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!