Em Matsue (Shimane) as rajadas de vento chegaram a 34,7m/s na manhã de segunda-feira (9), por causa da passagem do tufão de número 9, o Lupit.
Essa tempestade, mais a chuva torrencial, em Matsue e Izumo, foram as responsáveis pelos apagões, prejuízos na agricultura e nas casas.
Em Izumo, o motorista não conseguia ver sequer uma dezena de metros à frente, pois a chuva era intensa. Ocorreram inundações em 33 estradas da cidade, com interrupções de tráfego.
As rajadas de vento foram de até 31,6m/s, o equivalente a 112km/h. Por causa disso, casas foram destelhadas e estufas de vinil das plantações de tomate e milho foram destruídas.
O repórter da FNN relatou que nunca tinha visto nada igual. “Parece que um balde de água foi virado sobre a cidade”, disse.
Em Ama o volume da precipitação foi de 200mm em apenas 6 horas e 312mm em 24 horas. Devido a esta chuva forte recorde, o risco de desastres como deslizamentos e inundação dos rios aumentou. Foi dada ordem de evacuação para aproximadamente 132 mil pessoas de 11 cidades, incluindo Hamada, Izumo e Masuda.
Em Masuda um homem que tentou trazer seu barco de volta se afogou e está desaparecido.
A rodovia na costa de Omisaki, em Matsue, foi interrompida para tráfego porque as pedras usadas para o revestimento – estrutura inclinada na margem do mar – foram jogadas sobre o asfalto, pela força das ondas elevadas, ainda por cima, com a maré alta.
Fontes: FNN, ANN e NHK