Pela 1ª vez em cerca de uma década, o Aeroporto de Changi em Singapura perdeu seu lugar de topo no ranking anual da Skytrax dos melhores complexos aeroportuários no World Airports Awards.
O Aeroporto Internacional de Hamad de Doha, no Qatar, que vem subindo posições por anos, foi classificado como o número 1 em 2021 na categoria Melhor Aeroporto do Mundo.
A subida do aeroporto de Hamad coincide com o trabalho duro de sua companhia aérea emblemática, a Qatar Airways. O governo do Qatar investiu pesado tanto em sua aérea nacional quanto em seu aeroporto.
Aeroportos na Europa e Ásia dominaram o restante da lista de 2021. O Japão foi votado como o país melhor classificado em geral, com 3 aeroportos nos top 10, incluindo os de Narita e Haneda.
O World Airport Awards é votado por clientes em uma pesquisa global de satisfação de aeroportos conduzida de agosto de 2020 a julho de 2021.
Veja a lista dos 10 melhores na categoria Melhores Aeroportos do Mundo:
- Aeroporto de Hamad
- Aeroporto de Haneda
- Aeroporto de Changi
- Aeroporto de Incheon
- Aeroporto de Narita
- Aeroporto de Munique
- Aeroporto de Zurique
- Aeroporto Heathrow
- Aeroporto de Kansai
- Aeroporto de Hong Kong
Outras premiações
Em um ano ainda afetado pela pandemia de coronavírus pode ser difícil classificar aeroportos.
A Skytrax, que é um grupo de consultoria da indústria de companhias aéreas independente sediada no Reino Unido, endereçou essa questão ao criar uma segunda lista para denominar aeroportos que fizeram um bom trabalho ao lidar com novos protocolos de saúde e higiene.
Ao invés de classificá-los, a Skytrax optou por simplesmente reconhecer o bom trabalho feito por 39 aeroportos, listados em ordem alfabética.
Esses incluíram o Fiumicino de Roma, que recebeu o primeiro prêmio de todos “Covid-19 Five Star Airport Rating” da Skytrax no outono passado. O de Haneda em Tóquio também foi premiado com a designação de Aeroporto mais Limpo do Mundo.
Para ver a lista completa dos ganhadores de 2021, acesse o site as Skytrax World Airport tocando aqui.
Fonte: CNN Travel