SARS-CoV-2 (Public Domain Pictures)
Embora os números de novos casos de infecção pelo coronavírus na província de Gifu estejam em queda, comparando com a segunda quinzena de agosto, o que preocupa são os clusters. No sábado (11) foram 153 testados positivo e no domingo (12), 64.
Publicidade
Vem ocorrendo clusters de infecção em ambientes de trabalho, creche e instalações de atendimento aos idosos, mas também em reuniões entre familiares e amigos, cujos participantes são estrangeiros.
No sábado foi divulgado sobre um cluster ocorrido em decorrência de uma festa de aniversário realizada em uma residência na cidade de Minokamo, no dia 4 deste mês. Das 29 pessoas, 14 testaram positivo, e depois um colega de trabalho também teve resultado positivo após contato com um desses participantes. No domingo, foi confirmado mais um caso dessa festa, portanto, somam 16 infectados.
Em uma creche na cidade de Kani, descobriu-se que 5 crianças, 1 membro da equipe, 10 membros da família e seus amigos se infectaram com o novo coronavírus. De acordo com a informação do governo de Gifu, uma parte dos testados positivo participou de uma festa no dia 2 deste mês, entre familiares e amigos, maioria estrangeira.
Outro cluster foi confirmado em Ogaki. Soube-se que 2 famílias, no total de 8 estrangeiros, se reuniram para fazer uma refeição no dia 5 deste mês e 6 deles testaram positivo.
Gráfico mostra novos casos diários em Gifu, em queda (News Digest)
Fontes: Tokai TV e Gifu Shimbun