A Toyota disse na sexta-feira (17) que suspenderia de novo, temporariamente, as operações por vários dias no próximo mês em 14 plantas no Japão devido a uma escassez de componentes causada pelo ressurgimento da pandemia de Covid-19 no Sudeste Asiático.
Em 10 de setembro, a montadora disse que cortaria a produção ainda mais no mês e também reduziria a fabricação em outubro.
Ela tem a intenção de reduzir a produção global em 40%, ou 330 mil veículos, de seus planos iniciais para outubro. Disso, a produção doméstica deve ser cortada em 150 mil unidades.
As operações serão interrompidas em 27 das 28 linhas de produção nas fábricas, de acordo com o plano de suspensão de operações em plantas da companhia, que foi inicialmente anunciado no início deste mês.
A subsidiária de fabricação Toyota Auto Body produz o veículo esportivo utilitário Land Cruiser em sua planta de Yoshiwara (Aichi) e fechará uma linha por 11 dias. A planta de Tahara que produz os carros de luxo Lexus paralisarão algumas linhas por 8 dias.
A Toyota planeja retornar às operações normais em novembro ao utilizar fontes alternativas para peças afetadas pela escassez.
A montadora busca atingir produtividade normal o tanto quanto possível durante o atual ano fiscal que termina em 31 de março de 2022.
Fonte: Asia Nikkei