Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), o Tufão N14 está estacionado no Mar da China Oriental nesta quarta-feira (15).
Após a manhã de quinta (16), o tufão seguirá em direção ao nordeste, atingindo o arquipélago principal, em direção ao Mar do Japão. Nessa ocasião, o tufão deverá perder força e cair para a classificação de ciclone tropical.
As autoridades alertam para os ventos fortes em ampla área que devem atingir principalmente o centro do ciclone tropical.
Entretanto, as previsões da JMA indicam que choverá muito nos próximos dias devido à influência de frente fria que está se estendendo no sul do Japão. O fenômeno deverá formar nuvens carregadas de chuva no norte de Kyushu e na região de Shikoku.
Na província de Miyazaki, fortes chuvas começaram na segunda (13), e, até as 4h de quarta, choveu 402mm nas proximidades do Aeroporto de Miyazaki, o equivalente a toda quantidade de chuva que caiu em setembro do ano passado.
A localização da frente fria e do tufão não deverá mudar muito na quarta, o que trará chuvas intermitentes no oeste do Japão, e chuvas prolongadas devido à aproximação do tufão nos próximos dias.
A JMA alerta pra pancadas de chuvas, deslizamento de terra e inundações de áreas baixas principalmente na quinta-feira nas regiões no oeste do Japão.
As autoridades também pedem para todos terem cuidado com chuvas intensas no fim de semana nas regiões de Kanto, e no norte do Japão.
Fonte: NHK