Duas doses de vacina têm eficácia de 87% (banco de imagens)
Tomar duas doses de vacina, tanto da Pfizer como da Moderna, tem 86,8% de eficácia contra desenvolver Covid-19, anunciou na terça-feira (5) uma equipe incluindo pesquisadores da Universidade de Nagasaki.
Publicidade
Os dados de eficácia de vacina da equipe é cerca de 10 pontos percentuais abaixo dos números apresentados pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID).
Os pesquisadores, entretanto, realizaram o estudo cerca de um mês depois, em um ponto quando eles acreditam que a variante alpha do vírus havia sido substituída pela altamente transmissível delta.
A equipe realizou o estudo em julho e agosto em 10 instituições médicas de 9 províncias e examinaram 890 indivíduos entre 16 e 64 anos com suspeita de terem sido infectados pelo coronavírus.
Das 528 pessoas que não haviam sido vacinadas, 213 testaram positivo. Dos 108 que haviam recebido a primeira dose, 31 testaram positivo, enquanto somente 9 de 159 indivíduos que haviam sido inoculados duas vezes tinham sido infectados pela Covid-19.
Resultados de um estudo conduzido pelo NIID de junho a julho mostraram que receber duas doses de vacina tinha eficácia de 95%.
Contudo, Haruka Maeda, um pesquisador especialmente apontado em infecção respiratória na Universidade de Nagasaki, disse que a eficácia da vacina pode ter enfraquecido porque a variante delta aumentou em junho.
Maeda também enfatizou que “apesar disso, foi confirmado que a eficácia das vacinas ainda é alta no Japão também”.
Fonte: Mainichi