A Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos em direção ao Mar do Japão, às 10h17 de terça-feira (19). O primeiro-ministro Fumio Kishida revelou que é possível que sejam mísseis balísticos lançados de submarino ou SLBM, sigla em inglês.
É possível que tenham sido lançados de Sinpo, parte oriental da Coreia do Norte, de acordo com as informações sul-coreanas. Já se passaram dois anos desde que o último SLBM foi lançado.
Kishida se encontrava em Fukushima, às 11h, quando falou com a imprensa. “Faremos o possível para coletar e analisar informações, fornecer informações rápidas e precisas ao público, verificar minuciosamente a segurança de aeronaves e navios e tomar todas as medidas possíveis para nos preparar para circunstâncias imprevistas”, declarou.
O primeiro-ministro tinha uma agenda em Sendai (Miyagi) mas a alterou para retornar ao gabinete em Tóquio, por causa desses lançamentos.
Os três países, Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul, planejam discussões nos Estados Unidos com altos funcionários responsáveis pela Coreia do Norte. Parece que o lançamento de terça-feira tem o objetivo de abalar a cooperação.
No mês passado, a Coreia do Norte mostrou sua disposição de lançar uma série de mísseis e prosseguir com o desenvolvimento de armas.
Fontes: NHK e JNN