A partir deste mês, a NTT DoCoMo aboliu a taxa de cancelamento cobrada ao cancelar um contrato de telefonia móvel fora do período especificado.
Para o plano de contrato de dois anos contratado até setembro de 2019 exigia-se o pagamento de 10.450 ienes no cancelamento. E para o contrato após outubro de 2019 a taxa era de 1,1 mil ienes, mas não é mais necessária.
A Softbank também anunciou no dia 26 que eliminará a taxa de cancelamento de contrato a partir de fevereiro do próximo ano, enquanto a au (KDDI) planeja eliminá-la até o final deste ano fiscal.
Mais comodidade aos usuários de smartphone
Em relação aos contratos de telefonia móvel, o Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão destacou que é necessário facilitar a troca da operadora de telefonia móvel para promover a concorrência entre as empresas, por isso, as 3 maiores operadoras decidiram pela extinção da taxa de troca.
Além disso, ao eliminar a cobrança pelo cancelamento do contrato, espera-se que seja mais fácil trocar de operadora com a finalidade de aumentar a comodidade aos usuários.
Fontes: JNN e NHK