O presidente do PLD-Partido Liberal Democrata, Fumio Kishida, foi eleito 100.º Primeiro-Ministro como resultado das eleições realizadas nas sessões plenárias da Dieta do Japão, composta pela Câmara dos Representantes e Câmara dos Conselheiros, no começo da tarde de segunda-feira (4).
Depois do atual primeiro-ministro renunciar ao cargo em plenário, foi realizada a primeira etapa das eleições na Câmara dos Conselheiros, a partir das 13h30, onde Kishida obteve 141 votos e Yukio Edano, do CDP-Partido Democrático Constitucional, em segundo com 65, além de outros.
Antes, às 13h, na Câmara dos Representantes, Kishida obteve 311 votos, deixando o seu rival Edano bem atrás, com 124.
Por volta das 14h foi anunciado o resultado das eleições na Dieta e nomeado Primeiro-Ministro do Japão.
Agenda longa na segunda-feira
Em seguida, já no seu gabinete, se reuniu com o presidente do Komeito, Natsuo Yamaguchi.
O dia de glória para Kishida ainda tem o anúncio formal do seu gabinete, a cerimônia de posse como Primeiro-Ministro e a cerimônia de certificação ministerial no Palácio Imperial.
Após a inauguração do novo gabinete, a tendência é de que deverá acontecer um “mercado de comemoração” no qual o apoio aumenta. O índice de aprovação do PLD já aumentou drasticamente desde a eleição presidencial do partido no mês passado.
Quem é Fumio Kishida
Foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Representantes, em 1993, por Hiroshima. Está no seu 9.º mandato.
Serviu como ministro das relações exteriores de 2012 a 2017 no gabinete do então primeiro-ministro Shinzo Abe, e com um breve período de acúmulo de função como ministro da defesa em 2017.
Fontes: NHK, FNN e Nikkei