O governo japonês disse na segunda-feira (18) que começará a testar nesta semana o uso de prova de vacinação contra Covid-19 ou resultado de teste negativo em restaurantes, preparando-se para uma outra possível onda de infecções neste inverno.
Destinados a manterem a atividade econômica enquanto previnem a propagação das infecções, os testes permitirão que indivíduos apresentem essas provas para comerem em grupos maiores e que restaurantes estendam seus horários de funcionamento, com muitos governos locais continuando a implementar medidas de prevenção após o estado de emergência que cobriu Tóquio e outras 18 províncias ter sido suspenso em 1º de outubro.
Os testes terão início na quinta-feira (21) na província de Quioto, seguida por Hokkaido e Fukuoka.
Um restaurante japonês na província de Quioto, um izakaya (estilo de pub japonês) em Hokkaido e um restaurante de hotel em Fukuoka estão entre os estabelecimentos onde os testes ocorrerão, de acordo com o governo.
Enquanto o Japão tenha constatado um declínio estável nas infecções por coronavírus desde o verão, quando registrou casos recordes, o governo japonês está se preparando para uma outra onda, a qual especialistas na área médica alertam que poderia ocorrer durante o inverno.
Usando os testes como panorama, o governo quer evitar a imposição de medidas rigorosas uniformemente e continuar com a atividade econômica mesmo se o país for atingido por uma outra onda de casos de Covid-19.
Testes usando prova de vacinação ou resultados de testes negativos foram realizados em partidas profissionais de futebol.
Fonte: Mainichi