Frascos de vacina da Pfizer-BioNTech (banco de imagens)
A gigante farmacêutica dos EUA, a Pfizer, está em negociações com o Japão para solicitar aprovação para administrar sua vacina contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, disseram fontes com conhecimento do assunto na quarta-feira (27).
Publicidade
A revelação ocorre um dia após um painel de especialistas independentes da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA – FDA ter votado a favor de emitir autorização de uso de emergência da vacina para crianças nesse grupo etário.
Se submetida, o Ministério da Saúde do Japão planeja revisar prontamente a solicitação, de acordo com as fontes.
A vacina da Pfizer, desenvolvida juntamente com a parceira alemã BioNTech SE, atualmente está disponível gratuitamente a pessoas com idade igual ou superior a 12 anos no Japão, onde ela foi aprovada para uso.
A cobertura ainda não foi estendida para crianças abaixo de 12 anos devido à incerteza da eficácia da vacina e segurança para o grupo etário.
Em ensaios clínico conduzidos pela Pfizer nos EUA e em outros países, descobriu-se que a administração da vacina foi 90,7% eficaz em prevenir infecções por Covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos, de acordo com dados apresentados à FDA.
Embora as crianças tenham apresentado dor no braço, fadiga e dor de cabeça no dia seguinte, os efeitos colaterais desapareceram rapidamente e não houve problemas de segurança.
Os resultados levaram a FDA a concluir em uma reunião na terça-feira (26) que os benefícios da vacina superaram os riscos mesmo entre crianças.
De acordo com a mídia dos EUA, a vacinação contra Covid-19 em crianças deve começar na próxima semana.
Entretanto, alguns ainda não estão convencidos da necessidade devido ao baixo risco de crianças desenvolverem sintomas graves.
Fonte: News and Culture