A Toyota cortou na sexta-feira (15) sua produção global planejada para novembro em cerca de 15% devido à atual escassez de chips, mas indicou que aumentaria a produção a partir de dezembro ao continuar com sua mais recente meta de produção de ano completo.
A principal montadora do Japão disse em um comunicado de imprensa que produziria entre 100.000 e 150.000 veículos a menos em novembro do que ela havia planejado.
A redução ocorre após cortes em setembro e outubro, visto que os fornecimentos de componentes de fábricas na Malásia e Vietnã diminuíram devido ao aumento das infecções por Covid-19 nesses países, forçando a Toyota a reduzir sua meta de produção para o ano até 31 de março de 2022 em 300 mil veículos, para 9 milhões.
Na sexta-feira, a companhia persistiu nessa previsão, o que significa que ela terá que aumentar a produção para o restante do ano de negócios, dependendo de um declínio nas taxas de infecções por Covid-19 no Sudeste Asiático para permitir que fábricas de chips aumentem a produção.
A Toyota quer reiniciar em dezembro a produção reduzida e está pedindo às fornecedoras de componentes no Sudeste Asiático que aumentem os envios para que ela possa recuperar parte da produção perdida, disseram três fontes com conhecimento dos planos da montadora à Reuters.
Fonte: Nippon