Um documento do BOJ- Banco do Japão mostra que membros de seu conselho manifestaram preocupação com a rede de fornecimento e a perspectiva econômica da China.
O banco central publicou na segunda-feira (8) um “Resumo de Opiniões” apresentado por membros em sua reunião de políticas de dois dias no mês passado.
O documento destaca o risco de que os “efeitos de restrições no lado do fornecimento serão amplificados ou prolongados”.
Montadoras japonesas vêm sendo forçadas a reduzirem produção porque a demanda global para semicondutores ultrapassa o fornecimento. Uma escassez mundial de contêineres está impedindo movimentos de carga.
O documento do BOJ também diz que os efeitos de falta de energia no exterior aumentaram. Ele acrescenta que “a economia chinesa em particular” está mostrando “sinais mais claros de uma desaceleração”.
O BOJ decidiu continuar suas massivas medidas de facilitação na reunião de outubro.
O banco manteve sua avaliação de que a economia do Japão está em uma tendência de recuperação, embora ela tenha se mantido em “uma situação severa” devido ao impacto da pandemia de coronavírus.
Fonte: NHK