Uma fabricante química no Japão anunciou que fará o recall de 130 mil caixas de kits de teste de antígenos para coronavírus, alguns dos quais têm riscos de mostrar um falso resultado positivo que aumenta com o tempo.
A fabricante sediada em Tóquio, a Denka Co., disse na segunda-feira (8) que conduzirá um recall voluntário de 1,3 milhão de kits Quick Navi Covid-19 Ag produzidos em uma fábrica na cidade de Gosen (Niigata).
Defeitos foram encontrados no material dos componentes usado nos kits, e alguns produtos poderiam ter uma grande chance de apresentar falsamente resultados positivos de testes de coronavírus, visto que eles se deterioram com o tempo após a produção.
A Denka fará o recall de produtos com os números de série entre 0750121 e 0850121, os quais foram fabricados em dezembro de 2020. Um total de 130 mil caixas havia sido enviado da Denka e da parceira de co-marketing Otsuka Pharmaceutical.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 1,2 milhão dos 1,3 milhão de kits haviam sido distribuídos a instituições médicas e a asilos através de um programa do governo nacional.
Fonte: Mainichi