A Honda revelou uma tecnologia de assistência ao motorista com inteligência artificial (IA) para interpretar a atividade cerebral do condutor e reduzir riscos de acidentes.
A montadora japonesa se tornou a primeira no mundo a revelar um recurso de segurança de automóvel conduzido por IA.
A competição se aquece na indústria global de automóveis para desenvolver direção autônoma e outras tecnologias de próxima geração.
A nova tecnologia da Honda alerta motoristas a riscos de acidentes reconhecidos ao analisar informação sobre seu estado físico, movimento dos olhos e condições do tráfego coletados através de câmeras e sensores.
Os motoristas são informados sobre perigo através de meios visuais, auditivos e tácteis. Por exemplo, os cintos de segurança se apertam automaticamente e uma luz no volante pisca para alertar o motorista que não notou um pedestre em um cruzamento.
Quando um veículo está se aproximando por trás, um microfone no banco do motorista emite um alerta. A poltrona vibra quando o sistema detecta que o motorista está sonolento ou cansado.
A Honda visa reduzir para zero o número de mortes em decorrência de acidentes no trânsito envolvendo seus automóveis ou motos no mundo até 2050.
Fonte: Jiji