O Japão iniciará o envio de 4,12 milhões de doses de vacina contra coronavírus para reforço a municípios e instalações médicas em todo país nesta segunda-feira (15).
O Ministério da Saúde começará a administrar as doses a profissionais da área médica em dezembro, seguidos por idosos em janeiro.
O ministério decidiu administrar as terceiras doses a todas as pessoas com idade igual ou superior a 18 que desejam ser vacinadas, se elas tiverem recebido a segunda dose há pelo menos 8 meses.
O envio da vacina da Pfizer, que foi aprovada na quinta-feira (11) para ser usada como terceira dose, deve levar duas semanas para ser concluído.
O número de doses alocado para cada província é apropriado para o número de pessoas que havia recebido suas segundas doses no fim de maio.
O ministério está planejando que um painel de especialistas avalie a eficácia e segurança de usar uma combinação das vacinas da Moderna e da Pfizer, assim como fizeram outros países.
Autoridades visam decidir até o fim do ano se vão aprovar a vacina da Moderna como dose de reforço. Eles começariam a administrá-la em locais de trabalho, incluindo companhias e universidades, a partir de março se 2022.
Fonte: NHK