Três companhias na cidade de Nagoia (Aichi) instalaram em conjunto máquinas de venda automática (jidohanbaiki) para oferecer itens alimentícios com data de validade próxima a preços com desconto a fim de reduzir o desperdício de comida.
Os itens em oferta da máquina são seguros para comer, mas não podem ser vendidos nas lojas. Eles incluem aperitivos sazonais como itens para Halloween, e produtos com pacotes danificados.
As máquinas de venda foram instaladas dentro da estação de Nagoia da JR e em três locais próximos em 29 de outubro pelas três companhias no grupo Central Japan Railway, incluindo a JR Tokai Takashimaya.
Os produtos são vendidos com 30 a 50 por cento de desconto de seus preços normais. As máquinas de venda, aparentemente, são as primeiras do tipo no país instaladas para reduzir a grande quantidade de desperdício de alimentos nos fabricantes.
Sob o esquema, os clientes registram informações de cartão de crédito ou outro tipo de pagamento nos sites “fuubo” designados (toque aqui para abrir, em japonês) e recebem uma senha, a qual permite a eles retirarem os itens das máquinas. Bebidas dos refrigeradores dos quartos de hóspedes do Nagoya Marriott Associa Hotel serão adicionados nas máquinas posteriormente.
Dez tipos de itens que incluem cup noodles e pães são vendidos nas máquinas, e seus preços variam dependendo das datas de expiração.
Um representante da JR Central manifestou esperança de que isso ajudaria a reduzir o desperdício de alimentos e comentou, “ao instalar as máquinas em locais de alto tráfego, esperamos que as pessoas tenham interesse nelas”.
Fonte: Mainichi