Pessoas de máscara em praça na Alemanha (banco de imagens)
A Organização Mundial da Saúde – OMS disse na terça-feira (23) que mais 700 mil pessoas poderiam morrer por Covid-19 na Europa até março de 2022, levando o total acima de 2,2 milhões, enquanto ela pede às pessoas que se vacinem e tomem os reforços se oferecidos.
Publicidade
O número cumulativo de mortes em decorrência da doença respiratória nos 53 países da região europeia da OMS já ultrapassou de 1,5 milhão, disse a organização, com a taxa diária dobrando do fim de setembro para 4,2 mil por dia.
“O número cumulativo de mortes está projetado para alcançar 2,2 milhões até a primavera do próximo ano, baseado em tendências atuais”, disse a OMS, acrescentando que a Covid-19 é agora a principal causa de morte regional.
Tensão alta ou extrema em unidades de terapia intensiva (UTIs) é esperada em 49 de 53 países até 1º de março, acrescentou a OMS.
França, Espanha e Hungria estavam entre os países que devem vivenciar tensão extrema no uso de UTIs no início de 2022, de acordo com dados citados pela OMS Europa.
A Holanda começou a transportar pacientes de Covid-19 até a Alemanha na terça-feira, visto que a pressão aumenta em hospitais e as infecções sobem a níveis recordes. A Áustria começou seu 4º lockdown na segunda-feira (22).
De acordo com a OMS, um alto número de pessoas não inoculadas, assim como “proteção induzida por vacina reduzida” estavam entre os fatores alimentando a alta transmissão na Europa junto com a dominância da variante Delta e o relaxamento de medidas de higiene.
Fonte: Channel News Asia