Pequim ordenou que estradas, prédios e espaços abertos fossem desinfetados na cidade chinesa de Xian enquanto ela atualizava restrições de lockdown para o “nível mais rigoroso” na segunda-feira (27).
O número de casos em Xian – 150 no domingo (26) e 155 no sábado (25)- continua mínimo comparado com muitos focos no exterior, mas Pequim agiu rapidamente para impor restrições rigorosas, ordenando na semana passada que todos os residentes ficassem em casa.
A cidade de 13 milhões de residentes recebeu um aviso com poucas horas de antecedência na tarde de domingo de que uma limpeza profunda de “escala integral” começaria às 18h, com imagens mostrando caminhões transportando desinfetante pelas ruas, enquanto trabalhadores borrifavam substâncias químicas em prédios e estações de metrô.
As restrições foram endurecidas na segunda-feira (27), quando autoridades impuseram uma proibição de dirigir com a ameaça de 10 dias de prisão a qualquer um que fosse pego atrás do volante.
Embora nenhum caso da variante ômicron tenha sido detectado em Xian, o Partido Comunista continua profundamente apreensivo de que qualquer surto de Covid-19 pode ameaçar as Olimpíadas de Inverno que Pequim sediará em fevereiro de 2022.
Esses temores são agravados por estudo da Universidade de Hongk Kong os quais mostram que a vacina contra coronavírus da Sinovac da China oferece pouca proteção contra a nova variante, mesmo com uma dose de reforço.
Fonte: Daily Mail