Restaurante em Takashima (Shiga) coberto de neve no dia 27 (Kyoto Shimbun)
De acordo com a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, de quinta-feira (30), devido à forte frente fria deverá nevar pesado desde Hokkaido à região Chugoku, mas também em algumas províncias do lado do Oceano Pacífico.
Publicidade
Como o padrão de pressão atmosférica de inverno deverá aumentar a partir de quinta-feira, no primeiro dia do novo ano, deverá ter acúmulo mesmo nas planícies.
A previsão de acúmulo de flocos brancos em 24 horas, a partir da manhã de sexta-feira (31) é de no máximo:
- 80cm em Niigata
- 60m em Hokuriku
- 50cm em Kanto-Koshin e Tokai
- 40cm em Tohoku e Kinki
- 30cm em Chugoku
- 15cm em Shikoku
Essa quantidade aumentará significativamente no dia seguinte, por isso, recomenda-se evitar dirigir nas áreas onde há risco de nevasca igual ou pior à de 26 para 27 deste mês.
Mesmo que não tenha queda de neve as temperaturas continuam baixas, com máximas de 1 dígito a partir de sexta-feira, em Tóquio, Osaka, Nagoia, Shizuoka e Matsue. Em Nagoia e Shizuoka a mínima deverá ser de -1ºC.
Fechamento das rodovias e das vias expressas em Shiga e Fukui
O Escritório de Desenvolvimento Regional de Kinki do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo informou que devido à forte neve esperada na sexta-feira, provavelmente as rodovias nacionais 8 e 161, no trecho da fronteira entre as províncias de Shiga e Fukui poderão ser fechadas para o tráfego, a fim de evitar paralisação como ocorreu em 27.
Recomenda fortemente abster-se de sair de casa a menos que seja um caso de urgência. Alerta também os motoristas das companhias transportadoras para desvio da rota.
Além disso, a NEXCO-Central Nippon Expressway também indica a possibilidade de fechamento do trecho entre Nagahama (Shiga) e Tsuruga (Fukui), da via expressa Hokuriku na manhã de sexta-feira. Assim, o tráfego nas fronteiras de Shiga e Gifu, com Fukui, poderá ser afetado.
Fontes: Kyoto Shimbun, NHK, Fukui Shimbun e CBC TV