Um dos tipos de carrapato que causa a doença infecciosa (Wikimedia)
Na segunda-feira (20) a prefeitura da cidade de Gifu (província homônima), informou sobre a morte de um cidadão na faixa dos 80 anos, por febre maculosa japonesa, doença infecciosa causada pela picada de carrapato.
Publicidade
Foi o primeiro caso na província de Gifu. Apresentou sintomas de erupção cutânea e cansaço desde o dia 1.º do mês passado, depois de ter ido fazer um passeio em uma montanha fora da província, no final de outubro.
Em 4 de novembro foi internado, mas teve algo como um choque e morreu. Como havia suspeita da febre maculosa, a prefeitura solicitou exame no NIID-Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, a qual confirmou.
Embora a taxa de letalidade seja inferior a 1%, 422 casos foram confirmados no Japão no ano passado, principalmente no oeste do Japão.
Tipos diversos de carrapato que podem causar a doença (NIID)
A prefeitura recomenda às pessoas que vão para as montanhas e florestas que evitem deixar a pele exposta. No caso de levar uma picada do carrapato (マダニ, lê-se madani) pede que vá imediatamente para o hospital, sem tentar arrancar a picada.
Fontes: Nagoya TV e Gifu Shimbun