Neve e tempestade, de Hokkaido a Hokuriku, e frio em Kanto e Tokai

Ventos muito fortes de mais de 20 metros por segundo, além da neve, impactam o tráfego nas províncias da costa do Mar do Japão.

Whiteout em Hokkaido, às 4h de segunda-feira (NHK)

Devido à forte distribuição de pressão do tipo inverno, o vento é muito forte nas províncias banhadas pelo Mar do Japão, de Hokuriku a Hokkaido.

Publicidade

Segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, na segunda-feira (13), as rajadas de vento com neve e elevação de ondas causam transtornos, principalmente no tráfego, por isso, pede cautela.   

As rajadas de vento são fortes, com mais de 20m/s, na primeira hora da manhã de segunda-feira:

  • 36m/s em Erimo, Hokkaido
  • 31m/s em Yamagata
  • 29m/s em Akita e Hokkaido
  • 28m/s em Miyagi

A AMJ alerta aos motoristas que vivem nessas províncias que fiquem em alerta sobre as interrupções no tráfego por causa do elevado acúmulo de neve. Além disso, é preciso cuidado com o whiteout, clima esmaecido, com visibilidade toda branca para os motoristas, que não conseguem distinguir os pontos de referência com a cobertura de neve. 

Também recomenda à população dessas províncias que tomem cuidado no gerenciamento da saúde pois a temperatura é baixa, com mínimas negativas em Hokkaido.

Em Kanazawa (Ishikawa) e Niigata (província homônima), as mínimas foram de 5 e 4ºC, com previsão de máximas de 7 e 5ºC, respectivamente.

Nas províncias de Kanto e Tokai a temperatura mínima desta semana será baixa também, com previsão de 2ºC em Nagoia, com máximas entre 8 e 14ºC.

Previsão do tempo desta semana mostra que poderá nevar em Nagoia e em Tóquio (WeatherNews)

Fontes: NHK, Tenki e WeatherNews

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tornados devastadores nos EUA: número de mortes pode passar de 100

Publicado em 13 de dezembro de 2021, em Notícias do Mundo

Dezenas de tornados destruíram várias cidades de 6 estados americanos, um dos piores desastres da história causado por esse fenômeno.

Imagem de Brandon Clement, via NPR, feita por drone mostra a destruição em Kentucky

As atividades de resgate continuam nos locais devastados pelos tornados, um após outro, nos Estados Unidos, em 6 estados do sul e centro-oeste, da noite de sexta-feira para sábado (11).  

Publicidade

No estado de Kentucky, uma fábrica desabou e a segurança dos funcionários ainda não foi totalmente confirmada. O governador disse que o número de mortos poderá passar de 100.

Um dos fatores que dificulta as operações de resgate é que os locais destruídos pelos tornados estão sem energia elétrica, depois da violenta tempestade que destruiu casas e edificações, causando a falta de energia elétrica e água.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, houve mais de 30 relatos de tornados, alguns dos quais causaram danos em mais de 250 milhas ou cerca de 400km, em Arkansas, Missouri, Mississipi, Tennessee, Kentucky e Illinois.

O presidente Joe Biden declarou estado de emergência em Kentucky no sábado e instruiu a Federal Emergency Management Agency (FEMA) e o Departamento de Segurança Interna a apoiarem as operações de resgate. Biden conversou por telefone com 6 governadores para as medidas de socorro. 

É provavelmente um dos maiores desastres de tornados da história dos Estados Unidos, uma tragédia“, disse o presidente. 

Uma mulher que se ofereceu como voluntária do estado vizinho de Tennessee disse: “Sinto muito por aqueles que foram atingidos por tal desastre antes do Natal. Espero que não percam as esperanças“.

Assista ao vídeo gravado por um drone, por Brandon Clement, via NPR-National Public Radio.

Fontes: NNN, Mainichi e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão